O Plano de Emergência em Transporte (PET) detalha procedimentos e ações que precisam ser tomados em caso de acidentes durante o transporte, principalmente se tratando de produtos perigosos.

Ele é obrigatório para transportadores de substâncias perigosas e inclui análise de riscos, além de definir responsabilidades, comunicação de incidentes e o uso de recursos humanos e materiais para minimizar danos ao meio ambiente, à carga e a pessoas.
O documento tem o objetivo de minimizar danos (reduzir os impactos de acidentes ambientais) e planejar ações (detalha os procedimentos para o motorista e outros envolvidos, definindo o que fazer e como).
Além de otimizar recursos (dimensiona os recursos necessários – humanos e materiais – para a resposta a um incidente) e garantir a legalidade (é uma exigência legal para o transporte de produtos e resíduos perigosos, como no caso de produtos perigosos no estado de Minas Gerais).
A EcoSul Consultoria e Projetos Ltda elabora o documento com a responsabilidade técnica necessária para a segurança da sua empresa.
